Layout do blog

Página Inicial » Notícias » Banco de Sangue Virtual

  • 24 de maio de 2019

Conheça os requisitos básicos para doar sangue

Ninguém duvida de que doar sangue é um ato importante e de extrema relevância para a sociedade. Entretanto, sabemos que ainda existem muitas dúvidas e mitos acerca do assunto, o que contribui negativamente para o aumento das doações e estabilidade dos bancos de sangue.


Portanto, neste post vamos esclarecer quais são os requisitos básicos para ser um doador, além de apontar quais são os impedimentos temporários e definitivos para tanto. Confira:


1 – É preciso pesar no mínimo 50kg


2 – Ter idade mínima de 16 anos, sendo que menores de 18 anos devem possuir autorização dos responsáveis legais.


3 – Possuir até 69 anos, desde que a última doação tenha sido realizada até os 60 anos de idade.


4 – Sempre que for doar, é preciso apresentar documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou carteira Profissional emitida por classe.


5 – Nas últimas 24 horas que antecedem a doação, é preciso ter dormido durante pelo menos 6 horas.



6 – Estar bem alimentado. Dê preferência a refeições leves e saudáveis, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação.


Impedimentos para doar sangue:

Temporários:


1 –  Gravidez: tanto o período gestacional quanto o pós-parto são considerados impedimentos temporários para doação de sangue. No caso de parto normal, é necessário aguardar 90 dias, já para cesariana, o ideal é no mínimo 180 dias. Além disso, durante a amamentação é necessário aguardar até 12 meses após o parto.


2 – Gripe, resfriado e febre: nestes casos, é preciso aguardar por pelo menos 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.


3 – Ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.


4 – Ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Além disso, é válido reforçar que possuir piercing na boca ou região genital impede definitivamente a doação de sangue.


5 – Ter realizado extração dentária nos últimos 7 dias.


6 – Ter tido apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes nos últimos 3 meses.


7 – Ter enfrentado procedimentos como colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia nos últimos 6 meses.


8 – Realização de transfusão de sangue nos últimos 12 meses.


9 – Ter passado por exames com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses.


10 – Em situações de exposição a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis, é preciso aguardar 12 meses.


11 – Em casos de vacinação, o período de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.

Definitivos:


1 – Ter tido Hepatite após os 11 anos de idade.


2 – Diagnóstico de doenças transmissíveis pelo sangue, tais como: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.


3 – Utilização de drogas ilícitas injetáveis.


4 – Possuir Malária.


Esperamos que estas informações tenham ajudado a esclarecer algumas dúvidas a respeito da doação de sangue. Mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida, conta pra gente! Será um prazer contribuir e respondê-la!


Leia também: Mas afinal, porque devo doar sangue?

Categorias

  • Curiosidades
  • Notícias
  • Outros

Pesquisar

Categorias

  • Outubro 2021
  • Junho 2019
  • Maio 2019

Compartilhar:

Compartilhar:

Share by: